Fer Cesar Workshop.png

Nós somos momentos.

EDIÇÃO ESGOTADA.


MANIFESTO

O conceito de que: "Somos momentos" ou feito deles, é algo que nos move já faz algum tempo, e nos faz refletir tanto na questão de valorizamos e enxergarmos a beleza nos momentos mais corriqueiros do dia à dia, quanto em relação a nossa finitude intrínseca quanto seres humanos. Para nós o legado da memória é algo que transcende o tempo.

We are moments tem como proposta ser um encontro de pessoas dispostas a trocar experiências, pessoas que questionem as abordagens tradicionais de ensino e que queiram juntas construir um novo ponto de vista, afinal se somos feitos de momentos decidimos aproveitar os nossos compartilhando e evoluindo como seres humanos.

O chamado para realizar essa troca não foi nada repentino, foi algo que relutamos muito, pelos mais diversos motivos, mas que agora depois de mais de 10 anos de fotografia, alguns kms rodados por esse mundo à fora, e uma família que se constrói a cada dia ao redor das imagens e memórias, nos sentimos dispostos e muito felizes em poder compartilhar o conhecimento que fomos coletando ao longe dessa jornada.

Nosso propósito com esse encontro, foi o de criar um espaço onde pudéssemos ter um encontro mais humano e autêntico entre as pessoas com a mesma sintonia, para nós mais importante do que “o que fazemos” ou “como fazemos”, é para onde olhamos. 

Vamos construir algo juntos?

Sejam muito bem vindos. 

Fer e Bru.


O plano


 
Sketch.jpg

O Plano

Serão dois dias de encontro, 04 e 05 de fevereiro de 2019, onde vamos conversar no mesmo nível, lado a lado, sem palcos ou microfones, sobre a nossa trajetória, como foi o início da nossa carreira, como buscamos uma identidade que nos proporcionou uma conexão com pessoas que entendem a nossa proposta de trabalho e filosofia de vida.
Não acreditamos em formulas do sucesso, acreditamos que a maior ferramenta de transformação é a troca de experiências, queremos com esse encontro questionar nosso papel quanto a produção do nosso trabalho, e importância da memória que registramos. Por quem, e para quem estamos fotografando?

Abordaremos temas como: A importância das imagens quanto memória afetiva, processo criativo, curadoria, workflow, direcionamento de carreira, como enxergar as histórias de forma única, comunicação nas redes sociais, casamentos de destino, direção de casais #ficavaiterprática, pós produção.

Nossa proposta é debatermos o uso das imagens como forma de conexão, e a fotografia como ferramenta para nos comunicarmos. Acreditamos muito no poder das histórias e das relações humanas. Pensando assim gostaríamos que todos tivessem em par de igualdade, todos tivessem liberdade para se expressar.

Dentro dessa proposta, decidimos dividir o protagonismo com outras pessoas que usam diferentes ferramentas para se comunicar, pessoas quais respeitamos e admiramos, como pessoas e artistas, pessoas que fizeram a diferença em nossas vidas e na nossa construção como seres humanos, e queremos dividir essa experiência com vocês. Serão duas pequenas oficinas em cada um dos dias, sobre criação e descondicionamento ministrados por René Seifert (Padeiro) e Janete Anderman (jardineira).
 
 
 
 


Line up


Fer e Bru - Fotógrafos

Quem é a Fer e quem é o Cesar?


Somos Fer e Bruna,  somos um casal e "pais da Clarinha", essa denominação vem em primeiro lugar, pois afeta diretamente a ordem de todas as outras que possam vir ou existir no mundo (ao menos o nosso). Ser pais foi a jornada mais louca que já embarcamos, foi algo que mudou totalmente a nossa forma de nos relacionar com as pessoas. É incrível como repensamos nossos valores.

A fotografia é uma forma de nos relacionarmos com o mundo a nossa volta. Ao longo dos 10 anos fotografando pelo mundo à fora tivemos a oportunidade de encontrar pessoas interessantes e apaixonadas, contar histórias reais de pessoas que vivem verdadeiramente, que nos inspiram com seu amor. Esperamos que muito mais do que um punhado de fotos bonitas, que essas pessoas tenham uma lembrança, que daqui a 20 ou 30 anos elas possam abrir uma garrafa de vinho, olhar as fotos, dar boas risadas e se emocionar.

Em tempos em que tudo é controlado, em que o apelo visual é enorme, queremos mostrar pessoas de verdade, gente que assim como nós, enxerguem com os olhos do coração, e é justamente nessa conexão que está o que nos motiva e nos inspira em nosso trabalho. 

 Foto: Marcinha Kohatsu

Foto: Marcinha Kohatsu


271207_101152609984778_278588_o.jpg

Rene Seifert - Padeiro.

Rene Seifert é PhD em Administração de Empresas, professor e pesquisador na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É líder do grupo de pesquisa em Formas Não Convencionais de Organização onde dedica-se à pesquisa na área de organizações e gestão com particular interesse para o estudo de formas de organização e produção que inspirem respostas positivas face à crise sócio-ecológica contemporânea.

Com sua esposa, Vanessa, e seus dois filhos, Oliver e Thomas, dedica-se ao resgate da arte da panificação e de saberes culinários tradicionais no contexto da casa e da família. Produz pães de fermentação natural e mensalmente organiza um curso de Introdução à Panificação Artesanal na Colônia Witmarsum-PR.


Janete Anderman - Jardineira.

Sua atual pesquisa é sobre estabelecer um sistema, que busca a apreensão do movimento que surge da tensão fecunda entre fluxos/forças, entre tempo cósmico e o tempo humano finito. Valora a expressão antropológica e questões ambientais e territoriais. Em diversas mídias, como a pintura, instalações, fotografia e vídeo,  busca construir vias de acesso para envolver-se com outras possibilidades das relações entre homem e seus ambientes primordiais.

A sucessão de acontecimentos, os diferentes tempos entre a criação humana e o fluxo natural são fontes de pesquisa, e ao colocar esses tempos em coexistência ela provoca uma mutação de sensibilidade. Buscando  colocar o tempo mineral e vegetal em primeiro plano.

 Foto: Jaime Silveira

Foto: Jaime Silveira


O local


 Foto: Jon K. Roz

Foto: Jon K. Roz

O local - Secreto.

Sim, esse ao lado é o local onde acontecerá o nosso encontro.
Escolhemos um ateliê amplo e inspirador onde todos possam se sentir confortáveis para ouvir e compartilhar suas experiências. A localização é central na cidade de Curitiba, porém o endereço é secreto e só será informado aos participantes inscritos na véspera do evento ;)
O local é de fácil acesso e dispõe de uma série de hotéis, restaurantes e vida noturna em seus arredores (beba com moderação).
Toda a programação ocorrerá no mesmo local, inclusive a prática.


F.A.Q

Quem pode participar do evento?
Apesar de ser um evento em que a ferramenta principal é a fotografia e a relação que se estabelece a partir dela, ele não se destina somente a fotógrafos, mas sim a todos que tenham interesse nas áreas de comunicação e criatividade. Até porque em nosso line up teremos artistas falando sobre como se relacionam com o mundo utilizando outras formas de comunicação.

E qual é o valor da inscrição?
A inscrição é de R$ 1.800,00 (o valor pode ser divido em até 2x)
O pagamento será feito única e exclusivamente via depósito bancário, a confirmação da inscrição só ocorrerá após o pagamento, e envio do comprovante via email.

O que está incluso e não incluso no valor?
Incluso:
2 dias de evento, comidinhas de boas vindas e free hugs, coffee break durante o evento e Pizza Time na noite do primeiro dia 18h às 20:30h (pizza, drinks e bate papo).
Não incluso: Passagem, hospedagem e alimentação, ficará por conta de cada participante. Indicaremos uma lista de hotéis, hosteis e Airbnb próximos ao local. Todo e qualquer suporte necessário para estadia, assim como dicas de role pela nossa CHUvitiba, ficaremos super felizes em ajudar no que for necessário.

Como faço a minha inscrição?
Após o preenchimento e envio do questionário abaixo, enviaremos os dados de pagamento e esse somente será validado após o
recebimento deste. Após a confirmação de inscrição os participantes receberam mais informações sobre o evento, dicas de hospedagem etc.

Como faço para chegar em Curitiba?
Aeroporto mais próximo: Aeroporto Afonso Pena (São José dos Pinhais) ou Rodoferroviária de Curitiba (informações mais específicas via formulário abaixo).

O que preciso levar além do casaquinho?
Primeiramente disposição, vontade de ouvir e compartilhar. Forneceremos material para anotação, mas quem preferir trazer notebook, ipad, etc, fique a vontade. No segundo dia haverá uma prática com direção de casais, não é obrigatório, mas quem quiser poderá trazer uma câmera e sua lente favorita .

Quantos participantes estarão no evento?
O encontro tem um limite máximo de 15 pessoas para propiciar essa troca mais próxima.

E se eu não puder comparecer no dia?
Imprevistos podem acontecer, caso você precise cancelar sua inscrição até 40 dias antes da data você recebe 80%, com menos do que isso 50% e uma semana antes ou menos recebe 20%. Caso necessário a vaga poderá ser transferida pelo participante para outra pessoa caso ele deseje. Para ambos os casos precisamos de um aviso formal através do email workshop@fercesar.com.br






BRU_6141.jpg

Mão na massa.

No segundo dia, dentro da proposta do encontro, vamos clicar um casal no ateliê. Vamos fotografar e após terminarmos, todos que desejarem e tiverem trazido seu equipamento terão também um tempo para clicar (estaremos a disposição para mentoria neste momento).

Abordaremos temos como: calibração e ajustes de câmera, escolha de lentes, direção x não direção, leitura e aproveitamento da luz ambiente, posicionamento, intenção etc.

Após a sessão selecionaremos e faremos a pós produção juntos de algumas imagens.


Inscrições e dúvidas