E assim foi 2016... Ou uma parte dele... 
Curitiba, PR, Brasil - 2017. 

Esse post está longe da pretenção de ser uma retrospectiva desse ano que passou, ou de ser uma homenagem a todas as pessoas que fotografamos ou que cruzaram nosso caminho e fizeram diferença em nossas vidas. O real propósito desse post, que a princípio seria um post de fim de ano mas que por vários motivos acabou sendo um post de "abertura de ano novo", é de ser apenas um rápido apanhado de algumas imagens que fizemos em alguns casamentos neste último ano, e que de certa forma por algum motivo específico, demostram um pouco do nosso espírito e da forma que enxergamos o mundo e que pretendemos a inspirar pessoas a ver esse mundo com olhos do amor e da esperança. 
Quero aqui deixar o nosso muito obrigado a todas as pessoas que confiaram em nosso trabalho e que com a sua história fizeram parte da nossa, que marcaram as nossas vidas.
Esse começa com muitas mudanças para nós, escolhemos estar mais próximos das pessoas que amamos, escolheremos valorizar o tempo e dedica-lo a nossa família, família essa agora mais presente do que nunca na fotografia... A Bruna foi chegando de mansinho, sugerindo algumas ideias durante o casamentos e sessões e hoje fotografa integralmente todos os casamentos ao meu lado. Fico feliz que as coisas tenham acontecido dessa forma, no seu devido tempo, como tudo deve ser daqui para frente. Abandonamos a vida de escritório, trânsito, correria, acolhemos de coração o fato de sermos presença em nossas vidas, que essa presença e esse despertar seja visível em nosso trabalho neste ano. Feliz ano todo a todos e muito obrigado por vocês terem feito parte disso tudo. 
Fer

Fotografia: Fer Cesar e Bruna Kamaroski.

 

Achamos o que queríamos. 
São Paulo, SP, Brasil - 2016

Outro dia li um artigo de um fotojornalista canadense que falava entre outras coisas da relação "Quantidade de fotos que produzimos X O quanto nos interessamos pelas pessoas", veio aí um alento para o meu tormento em sempre achar que estou clicando pouco, perto do que acompanho por aí, mas a provocação que o texto fazia era justamente que clícamos muito pois não estamos interessados em dialogar, em trocar, entender um pouco do outro... Pontuei isso aqui pois acho que essa segunda sessão da família da Fer e do Rodolfo foi muito mais uma conversa de amigos que não se viam a um tempo, do que propriamente para fazer fotos, e hoje em dia o que entendemos por trabalho e lazer acabando se fundindo. E quer saber, foto acho que na verdade foto é um belo pretexto pra gente bater papo, a gente na verdade que é meio metido a artista inventa mil e um conceito para sustentar a coisa, mas no fundo o que importa são essas relações. Já que falamos em relações, vou começar aqui falando que essa não é a primeira, e tenho certeza que nem a última vez que passo uma tarde com esses três aí...
São Paulo, tarde com clima meio louco, previsão e chuva, dia meio preguiçoso sabe, desses que só dá vontade de ter uma tarde super produtiva fazendo absolutamente nada? Foi assim que bati mais uma vez na porta dessa casa/empresa, sim pra quem não conhece a Fer além de fotógrafa/minha inspiração tem uma empresa que faz coisas incríveis para decoração e organização de casa entra lá no site do Achei o que eu queria  , correria para fabricar e despachar as encomendas para os pedidos de fim de ano, e no meio disso tudo, conseguimos dar uma pausa para conversar e pensar na vida, e no que a gente realmente quer.... Sabe-se lá se realmente sabemos o que queremos, mas de uma coisa não tenho dúvida, uma das coisas que esses dois querem é deixar um legado de amor e registro de tudo isso para a Jojo... Não vou ser descritivo com relação ao tempo que passei com eles, pois como já disse outras vezes, esse é justamente o papel da fotografia, só tenho aqui a agradecer mais uma vez a Fer e o Rodolfo pela amizade de longa data e por criarem a Jojo nesse clima de amor e união, que a alegria dessas imagens seja apenas o reflexo de todos os dias alegres que estão por vir. 

 

Fotografia: Fer Cesar


Ju e Paulo
Praia do Rosa, Santa Catarina, Brasil - 2016

 

Costumamos dizer em nossas conversas em rodas de fotógrafos por aí, que fotografar pessoas antes de mais nada é respeitar a história delas. Conhecemos a Ju e o Paulo a quase um ano atrás, e lembro da Ju me contado da grande ligação que eles tinham com o Rosa, tanto por terem se conhecido lá, quanto por frequentarem muito o local...
Acordamos cedinho, junto com o sol e chegamos no Rosa Sul a tempo de ve-lô  nascer, falando nisso vou confessar que já fazia um bom tempo que tinha visto um nascer do dia pela última vez, e que sol! Sol assim não nasce todo dia, sol assim só nasce para quem assim como a Ju e o Paulo, enxergam o mundo com os olhos do amor. Sentar na areia e ver o sol preguiçoso se mostrar no horizonte entre nuvens da chuvosa noite anterior, acho que se tivesse que definir essa sessão em uma única palavras seria contemplar, contemplar o visual do alto de alguma montanha em cima do carro, ou debaixo do edredom após o café... Música baixinha rolando no shuffle e o som dos passarinhos no lado de fora do quarto... Do banho de mangueira ao lavar a prancha ao banho na alma por estar em um lugar com uma energia tão boa quanto esse. Ju e Paulo que a alegria, o amor e o cuidado que vi é visível entre vocês seja apenas o reflexo de tantos dias assim que estão por vir. 

Fotografia: Fer Cesar.

Cris e Lucas
Trancoso, Bahia, Brasil - 2016

Quando iniciamos na fotografia não tínhamos a dimensão de onde nosso trabalho chegaria ou de até onde ele nos levaria, o casamento da Cris e do Lucas foi um desses presentes que a vida nos dá, afinal sairmos de Curitiba rumo a Bahia clicar a história de um casal de Brasília é mais do que um simples encontro. Trancoso é desses lugares que parece que parou no tempo, tirando toda essa cara que se deu nos últimos anos de local-boutique-hype, trancoso é simplesmente um cantinho do mundo onde a vida passa caprichosamente devagar, e se tem tempo para apreciar as sutilezas. Não vou falar das cores, sabores, dos contrastes e das belezas naturais, pois não tem texto ou foto que descreva quanto a experiência de viver por alguns dias nesse lugar, então vou deixar um convite para que esse contato aconteça de uma forma mais direta. 
Falando em convite, um local onde se tem essa gama de possibilidades é um convite ao amor e a celebrar isso da forma mais sincera e intensa que há. Foram 5 dias, alguns cliques (tanto que se não fosse o nosso exercício árduo de síntese dariam fáceis uns três ou quatro posts como este, aliás estamos pensando em produzir um material "bônus track") e o convívio com pessoas que escolheram estar próximas, que escolheram viver isso verdadeiramente, Cris e Lucas além desse punhado de fotos fica aqui nosso agradecimento pelo confiança e disposição de vocês durante todo esse tempo juntos. 

 

Fotografia: Fer Cesar e Bruna Kamaroski.

Larissa e Ciro, Ilha do Mel - PR - 2016.

Sábado dia 06 de agosto, numa manhã fria e ensolarada de Curitiba, recebo uma mensagem no celular, era a Larissa avisando que esta nos esperando em frente ao studio para irmos junto com eles para o casamento. Malas reduzidas e coube tudo apertadinho, lá fomos nós rumo a Ilha do Mel um dos lugares mais bonitos do litoral paranaense, praia, alegria, um sunset lindo onde iria rolar um lual com os convidados que chegariam no sábado também, já que o casamento era no domingo pela manhã... cenário perfeito não? Mas quer saber o que mais me empolga nisso tudo? É o simples fato de estar ali, no banco de trás! Isso mesmo! Sentado como um observador desses momentos triviais, o motivo da minha empolgação é justamente o fato de poder acompanhar as pessoas e poder registrar uma história maior do que simplesmente o casamento (não que isso já não seja o bastante). Costumo dizer que o mais rico em um casamento de destino é a oportunidade que temos para explorar essas possibilidades... do vestido saindo do barco à chuva de arroz depois de um beijo emocionado. Larissa e Ciro muito obrigado por entre outras coisas, terem nos proporcionado essa imensa alegria! O amor de vocês, o carinho e o cuidado que tem um com o outro foi o roteiro perfeito para a nossa história. Espero que gostem das imagens que separei aqui, confesso que costumo ser mais econômico nas postagem, mas essa em especial falhei na missão de resumir em poucas imagens. 
Agradecimento especial ao pessoal da Elegante Filmes que além de ótimos companheiros de quarto nos emprestaram o drone para essas imagens aéreas que estão no post. 

Fotografia: Fer Cesar e Bruna Kamaroski.

Ben
Curitiba, Brasil - 2016

Lembro quando conversei com a Luana sobre a sessão com o Benjamin, e disse que queria clicar justamente um dia (no caso uma tarde) na vida dela e do Wagner. A idéia era basicamente não fazer nada que fugisse do que eles normalmente fazem, que fosse um passeio legal para o Ben, e que retratássemos as coisas sem aquela cara de "me arrumei pras fotos", não queremos pessoas em lugares que elas não vão, usando roupas que não usam, fazendo coisas que não costumam fazer, para ter fotos de pessoas que elas não são. Não esqueço da Lu me perguntando se as fotos estavam confirmadas para o dia, tal que aí levaria o Ben para cortar o cabelo, disse a ela: Isso! Corta sim, mas não para as fotos, vamos registrar isso também, e lá fomos nós registrar esse momento de uma mãe com o coração na mão por ver os cabelinhos caindo... pode até parecer um momento corriqueiro, mas não para quem está vivendo tudo isso, e como dizem, a poesia está justamente nos momentos corriqueiros que geralmente passam desapercebidos... E quer saber a verdade? O que estamos falando é de uma coisa que é super rara nos dias de hoje, e se chama presença. Que o Ben possa olhar no futuro e se lembrar mais do que o dia em que cortou os primeiros fios de cabelo, que ele lembre que tinha os pais ao seu lado nesse momento, que cresceu em um lar transbordado de cuidado e carinho. Assim como tenho certeza que será muito gratificante para a Lu e para o Wagner olhar para trás e poder dizer, eu estive ali! Que os dentes caiam, as pernas cresçam demais e o Alecrim seja um gatinho tão grande que não vai mais caber no seu colo, mas que os sorrisos sempre se completem. Sigam sempre assim, sempre juntos, e quando a saudade desse tempo bater, saibam que vocês tem aqui um punhado de fotos para relembrar. 

Fotografia: Fer Cesar

 

Thaís e Johansson
Rio de Janeiro, Brasil - 2016

Eu não consigo lembrar agora exatamente como pintou o convite para essa session, mas já admirava muito e à um bom tempo o trabalho desses dois. Se não me engano foi algo do tipo "Fer, será que numa dessa você toparia vir para o Rio fazer uma sessão pré-casamento nossa?" e a minha resposta foi como "Claro! Mas só se vocês fizerem uma sessão da nossa família em Curitiba!" Justo não? Pois bem, foi assim que iniciamos o papo sobre essas fotos. Bom, papo vai, papo vem, conseguimos conciliar com a agenda que tinhamos para clicar mais algumas coisas pele cidade (Em breve por aqui também) e let's shooting! 
A idéia inicial era de darmos uma volta e conhecer uma antiga fábrica de chocolates no Rio, a antiga fábrica da Bhering, uma espaço que está sendo ocupado por artistas das mais variadas correntes e respira arte por todos os lados, um cenário muito inspirador e com uma luz super bonita. É impressionante como lugares mais "clean" sem muita informação acabam por revelar muito das pessoas, é muito disso que se trata a minha fotografia, é tudo sobre as pessoas, dos sorrisos escondidos de vergonha, ao menor fio de cabelo que insiste em caprichosamente voar por conta da brisa de uma das raras tardes frias na cidade. 
Meus amigos, espero muito que mais do que as fotos, que vocês tenham curtido os dias que passamos juntos aí no Rio, muito obrigado por nos hospedarem tão bem e que venha o casamento que está aí! 
 

Fotografia: Fer Cesar



Vanessa e Rafael
Cozumel, Mexico - 2016

Casamentos de destino são entre outras coisas, uma ótima oportunidade de conectar amigos e ter uma vivência mais próxima e verdadeira por alguns dias, nessa época em que nos conectamos com as pessoas que mais gostamos apenas por aplicativos vale ouro essa vivência, e foi justamente essa a proposta da Vane e do Rafa! Costumo dizer que umas das coisa mais legais de um um destination é justamente o fato de você não ficar restrito somente ao dia do casamento, mas termos a oportunidade de registrar essa experiência como um todo de uma forma mais rica, do passeio do vestido pelo saguão do aeroporto as festas de boas vindas e tudo mais. Mais do que um casamento, acredito que documentamos um encontro de amigos, uma união de famílias e uma celebração a vida.
Vane e Rafa, mais do que fotos bonitas de casamento, espero que vocês realmente se vejam num espelho e que a felicidade que presenciamos durante todos esses dias seja apenas o reflexo de todos os dias felizes que estão por vir, obrigado por confiarem no nosso trabalho, e na fotografia como ferramenta de aproximação das pessoas e registro disso tudo. 
 

Fotografia: Fer Cesar e Bruna Kamaroski.

 

Sobre olhar com os olhos do coração.

Cidade do México - 2016.  

Nessa jornada que iniciamos quando nos tornamos pais, descobrimos tantas coisas que nem ao menos imaginávamos, e uma delas diz respeito a memória dessa nossa passagem, de que forma queremos ser lembrados e a importância desse legado para os nossos filhos. Não tenho dúvida que se pudéssemos escolher, queremos imagens que nos conectem, que nos impulsionem a olhar para dentro e nos ver como família. Momentos que não podem ser ensaiados, ou reproduzidos, momentos em que estivemos realmente presentes, imperfeitos da forma com que somos, momentos em que dedicamos tempo e atenção para olhar o outro com os olhos do coração. Não sei vocês, mas são registros assim que eu gostaria de deixar para a minha filha, e espero que esses meninos lembrem com carinho do quanto essa família se amava, e o quanto se importavam uns com os outros quando revisitarem essas fotos. Fotos deixam a vida mais leve. 


Recentemente estivemos no México para fotografar um casamento, (que em breve também estará aqui no blog) e aproveitamos para esticar uns dias na Cidade do México, turistar e claro se possível registrar a vida cotidiana por lá. Foi assim, divulgando em nosso perfil no instagram que estaríamos na cidade, que uma grande amiga nossa a Lana do blog Casa com Amor repassou a informação até chegar na Marina e no Hugo, pais do Benício e do Olavo, uma família de brasileiros que mora a muito tempo por lá. Definimos algumas coisas a respeito da sessão por skype, explicamos que gostaríamos realmente de registrar o dia à dia deles, sem nada que fosse apenas "para as fotos", e foi assim nesse clima, que fomos recebidos com um almoço típico mexicano, visitamos a escola dos meninos que é uma escola Waldorf que fica numa antiga fazenda mexicana, um lugar incrível, passamos um dia ao lado deles. 
Mari e Hugo, fica aqui nossa gratidão em forma de fotos por toda a hospitalidade, atenção e carinho que tiveram conosco em todos esses dias, temos ótimas fotos da lucha libre, mas essas ficam para um outro dia...

Fotografia: Fer Cesar e Bruna Kamaroski.

Simone e Thiago

Começar a fotografar um casamento muito mesmo antes dele oficialmente acontecer, taí uma idéia que eu tinha a tempos e ainda não tinha realizado. Ainda mais um casamento como este, super intimista, com um verdadeiro ar de casamento no quintal de casa, está aí um de nossos objetivos, contar histórias de casamentos em que as pessoas se sintam cada vez mais próximas, casamentos em que realmente aconteça essa conexão que tanto a gente busca por aqui. E que tal registrar isso de uma forma menos "burocrática"? Que tal registrar a noiva que trabalha em um ateliê e ajudou a produzir passo a passo o próprio vestido? E no dia do casamento, e se os noivos se arrumam juntos? Afinal a vida futura não será uma vida a dois? Então nada mais representativo que estar juntos neste momento, falando nisso, foi lindo ver o carinho de um com o outro nesse momento, o cuidado, o zelo, o exercício da doação... Ainda falando em fotos, e se a gente resolvesse registrar todo o envolta do casamento? Aquela alegria, correria, gargalhadas... Quem organiza as mesas, a lista de convidados, quem cozinha etc... São esses detalhes e essas mini-historias que nos movem a buscar fazer o nosso melhor. 
Simone e Thiago nossa gratidão aqui em forma de fotos pela oportunidade de contar da nossa forma a história desse dia tão bonito e significante para todos que estavam lá e para quem não pode estar, mas vai ver de longe com os olhos do coração. Muito obrigado. Fer e Bru. 

Clica aí abaixo que tem uma trilha para acompanhar... 

 

 

Fotografia: Fer Cesar e Bruna Kamaroski.

Keter e Alessandro.

Somos seres mutantes e inquietos, constantemente estamos mudando nossos gostos e opiniões, e que bom que somos assim. Digo isso porque esse ensaio foi um dos que eu mais consegui experimentar e colocar em prática algumas coisas que eu gosto, claro que sempre fazemos um meio a meio, afinal todos tem que sair felizes, mas é incrível quando encontramos pessoas como a Keter e o Ale que acreditam em nosso trabalho e dizem: "Ah se você acha que vai ficar legal, manda ver, confio em ti". A idéia dessa session era de ser algo bem curto, sem cenários variados, ou até mesmo uma historia com narrativa (como constantemente publicamos aqui). A proposta era apenas ser simples, mostram em um punhado de retratos, e que eles mostrassem essa proximidade, essa conexão existente entre as pessoas, do brilhos dos olhos, a um fio de cabelo insistente que desce no rosto sob as sardas da pele, falando em sardas, o que vai ser esse casamento?!?.
Que com essas sessões mais simples, consigamos nos conectar cada vez mais com pessoas mais simples e que entendam que as vezes a beleza está nessa simplicidade. Keter e Ale obrigado pela tarde na Ilha, pelas risadas e pela conversa sobre a vida, que momentos como esses sejam guardados para sempre com vocês. 

 

Fotografia: Fer Cesar.

Bruna e Rodrigo

Volta e meia eu comento aqui nos textos o quanto importante é para nós essa liberdade que temos das pessoas que nos contratam, e o quanto isso se reflete diretamente no nosso trabalho. Pois bem, neste casamento em especial podemos dizer que temos mais que liberdade e confiança, que já somos "da família". Explico, ano passado fotografamos nesta mesma casa o casamento da (Ivi irmã da Bruna) e do Pedro, entre outras já clicamos essa turma algumas vezes entre ensaios e casamentos. Contar historias são umas das coisas que mais nos estimulam a continuar clicando e buscando sempre aprender, a historia do casamento da Bruna e do Rodrigo é dessas cheia de amor, repleto de amigos e abraços apertados por todo lado e final feliz até o chão, da pista da vida. Afinal as melhores relações são as quem tem o amor como norte. Obrigado de coração pela confiança, espero que vocês levem sempre junto nesta vida, esse brilho nos olhos e esses sorrisos largos que vida lhes deu de presente, afinal o que a gente viveu ninguém rouba e estão as imagens aí para contar. Parabéns amigos. 

Fotografia: Fer Cesar / Lucas Costa / Bruna Kamaroski.

Casa com amor.

Volta e meia falo aqui no blog o quanto é importante a identificação das pessoas com nosso trabalho, e que as imagens que vemos dando as caras por aqui, nada mais são do que o resultado desses felizes encontros. E quer saber o que é mais legal na vida do que encontros?!? Reencontros! Sim!!! E esse post nada mais é do que um desses reencontros com clima de tarde preguiçosa de verão. Primeiramente vamos a um pequeno flashback... A exatos 4 anos atrás (sim no mesmo dia dessa sessão e sim, eles fizeram isso de propósito!) eu fotografei essa família pela primeira vez se não me engano no batizados do Matias na casa da vovó, esse mesmo carinha que está enorme agora, pulando e plantando bananeira, e eu digamos... Um pouco mais vivido. Pois bem, eis que quando chego na casa deles e dou de cara com um livro de fotos na mesinha de centro da sala, e era o livro com as fotos que fizemos a 4 anos trás, sabe quando bate aquele orgulho danado no peito? Aquela sensação de pertencimento, e que de alguma forma temos uma pequena participação no saquinho de memórias daquelas pessoas, a gente de certa forma se sente um pouco de casa, fazendo parte daquilo tudo, nem que seja assim espiando de longe. Bom, que a vida sempre seja sempre assim, repleta de encontros e reencontros com pessoas raras como vocês, gente de peito aberto, sorriso largo e abraço apertado. Lana e Fabrício, obrigado pela tarde maravilhosa, pela conversa e parabéns por criarem esses dois figurinhas da forma mais natural e mais lúdica possível, afinal não se trata de criar filhos, mas sim preparar pessoas melhores para fazer do mundo um lugar melhor. Via o amor! Viva a generosidade! E via o verão! #lovewins
 

Fotografia: Fer Cesar.

Bruna e Rodrigo.

A que bom se todo dia fosse amor... Confesso que logo de cara a frase pode soar estranha, mas de certo modo, a idéia é que ela nos leve a refletir e pararmos para nos presentear... Mas presentear com o que afinal? Oras, nos presentear com o nosso bem mais importante, o tempo e nossa presença. Já reparou que cada vez é mais raro tiramos um tempo para nós mesmo? E quanto eu digo nós, esse nós pode extrapolar o egoísmo do "eu" que é tão presente nos dias de hoje, "um tempo para mim", "cuidar de mim", "me presentear", etc... E se esse nós e esse tal tempo fosse compartilhado? Sim, um tempo para nós! Qual foi a última vez que sentamos para ver o dia nascer a dois? E sentar pra ficar de bobeira só olhando o mar, e tomar um banho de mangueira? Qual foi a última vez? Confesso que essas coisas tem um certo gosto de infância... E existe um "ser" mais generoso que criança? Bruna e Rodrigo, obrigado por terem sido crianças por um dia, e por ter nos convidado para registrar tudo isso! Que todos os dias da vida de vocês tenham um pouco disso! Que todo dia seja amor! Obrigado.

Fotografia: Fer Cesar

Amanda e Fernando

Primeiro post de 2016 e começando com pé e com tudo que tem direito! Se tem uma coisa que sou muito agradecido neste ano que passou foi a oportunidade de encontrar pessoas que vibram na mesma energia, gente que dança mesmo sem música, sorri sem se preocupar com ruguinhas no nariz, gente que abraça e beija sem se importar com julgamentos, que se joga e desce até o chão na vida! Taí um assunto que mais me interessa nessa vida "gente"!!! Até porque felicidade não se posta, se vive! Que neste ano que se inicia coloquemos cada vez mais o nosso tempo e energia nas pessoas que nos fazem feliz. Gente que assim como a Amanda e o Fernando disseram SIM!!! Sim para o compartilhar, para o caminhar juntos, sim para o amor, sim eu aceito! 
Amanda e Fernando muito obrigado pela generosidade em dividir esse momento conosco, sendo quem vocês realmente são e o melhor de tudo nos convidando para registrar isso tudo!

 

Fotografia: Fer Cesar e Lucas Costa.

Julia e Juan.

Toda vez que temos uma história nova para contar, fico imaginando como verbalizar isso aqui nessa introdução, mas confesso que desta fez foi mais fácil do que o de costume, pois a Julia e o Juan tornaram nosso dia feliz como nem mesmo eles imaginam! Primeiro por terem sido tão eles mesmo, pense num casal que tem um sorriso maior do que eles mesmo! Tão desprendidos de protocolos e segundo para nos convidar para registrar esse encontro maravilhoso. É muito legal ver que não registramos apenas a união de duas pessoas que se gostam e querem externar esse sentimento, mas é a celebração e união de amigos, familiares e porque não de culturas, já que os noivos são países diferentes. O casamento da Julia e do Juan já começou quebrando com um grande paradigma, o de que casamentos realizados durante o dia não são animados, que as pessoas se animam mais em festas à noite... E olha tô para ver uma festa mais animada que essa! A união desses dois foi daqueles que alegram nosso sorriso e deixam a alma mais leve. Curte aí esse casamento com clima total de festa no quintal de casa... 

Fotografia: Fer Cesar e Lucas Costa

Bruna e Samuel

Hoje pela manhã conversando com uma amiga, falávamos a respeito da dificuldade que é escrever sobre cada trabalho publicado, primeiramente porque acredito que não podemos ser tão descritivos, as imagens devem falar por elas mesmas, segundo que é difícil falar sobre o sentimento de pessoas que presenciamos tão de perto, mas por outro lado, não estamos no lugar delas para saber exatamente como é a sensação. Até por conta disso, na maioria dos posts costumo falar sobre a vida, e a minha forma de enxergar o amor, do que falar sobre como foi cada sessão ou casamento. Nós fotógrafos, costumamos lidar melhor com a luz do que com as palavras, temos facilidade em nos conectar com pessoas que geralmente conhecemos a tão pouco tempo, é quase uma intimidade instantânea. Pois bem, dessa vez ao invés de contar a minha versão com palavras, resolvi convidar a noiva dizer algumas palavras.

Bruna:
"A vontade é de gritar ao mundo e dizer o quanto estou feliz... No domingo de manhã quando acordamos e começamos a lembrar de cada detalhe do casamento, o Samuel me perguntou se eu mudaria alguma coisa. A resposta foi instantânea quando disse que não mudaria nada. Em meio à trovoadas e enchentes que antecederam ao sábado eu só conseguia pensar em uma coisa: Vai dar sol! Eu tinha certeza que Deus nos abençoaria com a luz do sol naquele dia. Ele não só trouxe o sol como trouxe também emoção, harmonia e cumplicidade entre todos que lá estavam, para fazer daquele dia um dos mais memoráveis das nossas vidas.

A vocês, Fer e Lucas, o nosso muito obrigado. Antes mesmo de escolher o lugar onde casaríamos já sabíamos quem iria nos fotografar. As fotos que vocês fazem são resultado do sentir. Sentir tudo que rodeia um momento e o nosso momento foi mágico e repleto de boas energias."

 

Fotografia: Fer Cesar e Lucas Costa.

Julia e Juan

Mais do que lugares paradisíacos, luzes espetaculosas, simetrias surreais, o que buscamos retratar em nossas sessões é justamente a conexão existente entre as pessoas. Este é apenas um post sobre como é valioso o tempo que nos damos para aproveitar ao lado das pessoas que nos fazem bem, e o quanto isso será importante no futuro. Dá beleza das manhãs frias, do vento frio no rosto que nos faz sentir vivos, de caminhar juntos de mãos dadas, de fazer fumaça com a boca, do olhar nos olhos e sorrir com eles. 

Fotografia: Fer Cesar.

Melina e Thiago.

A oportunidade de registrar o casamento de dois fotógrafos de casamento tão talentosos como a Mel e o Thiago, foi um grande presente, sabe quando você não se imagina em outro lugar no mundo, que não seja naquele dia e naquele horário? Começamos a clicar na véspera do casamento, todos colocando a mão na massa, Mel preparando as latinhas para o fusca, (com direito a nossa logo em uma das latas) e o Thiago fazendo os últimos ajustes nas luzes. É tão gratificante quando a festa tem a participação de todos, o astral é incrível, o visual nem se fala... Aos pés das montanhas na ilha de Florianópolis, em baixo de uma arvore, com um varal de lâmpadas e um food truck... Espero ter conseguido capturar isso tudo... Tentei resumir ao máximo a quantidade de imagens, pois foram quase dois dias de fotos, com muita história para contar... Não vou ficar descrevendo o que aconteceu por aqui, afinal esse é o papel das imagens. Falando em imagens, que papel transformador elas tem, através das imagens oferecemos as pessoas paisagens delas mesmas. Privilegiados somos nós, os fotógrafos, observamos de fora ao mesmo tempo que estamos mais do que dentro, totalmente envolvidos. Se bem que as vezes me convenço que nós fotógrafos não fazemos mais que manusear uma dúzia de botões e configurar alguns ajustes, pois quem realmente faz as fotos são as pessoas que estão a nossa frente, se uma foto te toca, ela nada mais foi que fruto da entrega de quem estava a frente, ou na melhor da hipóteses de uma troca. Thiago e Mel, obrigado por terem se entregado um ao outro, e por ter nos dado a honra de termos registrado para sempre o quão lindo foi esse dia. 

Fotografia: Fer Cesar e Lucas Costa.

Amanda e Fernando

Essa sessão poderia se chamar "Da beleza dos pequenos momentos cotidianos", afinal a gente acaba não reparando no milagre e na beleza de momentos que nos parecem tão rotineiros, como dar uma volta na quadra de casal pela manhã, tomar um café, comer alguma coisa ao lado de quem se ama, bater um papo, em fim, deixar a vida acontecer. Acho incríveis sessões de fotos em lugares paradisíacos, daquelas que nos deixam de queixo caído, mas confesso que tenho uma quedinha justamente pelo cotidiano das pessoas. Imaginamos sempre nossas sessões como uma história, um roteiro sabe? E dentro disso é tão gratificante ver as pessoas sendo elas mesmas, pessoas que se curtem, dividem um churros e dão risada disso tudo. Amanda e Fernando valeu pelo tour na Vila Madalena. E para quem é de Sampa ou de outros lugares, nos convidem que a gente adora clicar histórias em todos os cantos. 

Fotografia: Fer Cesar.